Pesquisar este blog

Translate

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Carregadores: qual o melhor para você e seu bebê?

Canguru:


A idéia inicial é de manter o bebê aquecido e próximo ao corpo da mãe. Para quem usa o canguru, o apoio em ambos os ombros é excelente ergonomicamente falando (para quem carrega!), o peso é distribuído e não acarreta dores lombares, mas o bebê não fica em uma posição anatômica. 

Foto que mostra a diferença
entre carregar em um sling ou em um canguru.
Há a compressão na inguinal (virilha) que desfavorece o retorno do sangue e pode amortecer as perninhas do seu bebê, como elas ficam sem apoio e “penduradas” para fora do canguru, a lombar é compensada para trás, desviando o eixo do bebê do que seria uma posição confortável. 

O balanço oferecido pelo carregador (pai ou mãe) ao caminhar não contribui em nada para o bem estar da criança uma vez que, a cada passo, há o deslocamento do peso na vertical fazendo a inguinal do bebê se comprimir contra o Canguru.

Conclusão: Bom para a mãe, ruim para o bebê.

Bebê Conforto

Sim! Infelizmente algumas pessoas estendem o uso do Bebê Conforto (que deveria ser utilizado somente em automóveis) como carregador. É só fazer um pequeno passeio ao shopping que você pode conferir. Ao carregar a criança no Bebê Conforto os pais ganham 3 ou 4 quilos extras para sustentar. Há a compensação do peso em apenas um dos braços, fazendo com que a coluna vertebral de quem está carregando se lateralize para sustentar o peso. Na posição horizontal, o movimento do balanço ao caminhar não é favorável ao sistema digestório da criança, aumentando a chance de refluxo. A distância, a falta de contato visual e do toque são outros fatores negativos ao uso do Bebê Conforto como carregador de bebê.

Conclusão: Ruim para a mãe, ruim para o bebê.

Sling:
Para o bebê, a posição no sling é extremamente aconchegante e favorável anatomicamente, seja o de argola, o pouch ou o wrap (os mais conhecidos), suas perninhas ficam apoiadas, a coluna na posição neutra e o toque direto com o corpo da mãe são algumas das vantagens do uso deste carregador. 

O movimento do balanço ao caminhar acalma a criança uma vez que todo o seu corpo está apoiado e confortável.  
Para a mãe as vantagens são as mesmas, deve-se observar apenas o uso do sling
de argola e do pouch para que não sobrecarregue apenas um ombro. Uma dica é alternar o uso em um ombro de cada vez. 
O uso do wrap sling tem sua vantagem em relação a isso, com o peso distribuído igualmente a mãe não compensa sua coluna.
Conclusão: Bom para a mãe, Bom pra você, excelente para seu bebê.

Sobre o Autor:
Mariana Cortiano: Fisioterapeuta, pós-graduada em Obstetrícia, amante dos assuntos ligados à saúde da mulher e defensora dos direitos femininos. A favor da sustentabilidade, de uma vida menos consumista e mais “vivida”. Apoio a maternagem consciente e ativa. Sou sócia da Corelle Estética e Bem Estar, onde procuramos oferecer oportunidades para promover uma melhor qualidade de vida às pessoas, principalmente mães e mulheres

Nenhum comentário:

Postar um comentário