Pesquisar este blog

Translate

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Dieta na Amamentação

Depois de ter o bebê, uma das maiores preocupações da mulher é com a estética. 
Como voltar à velha forma depois de dar à luz? 

Tenham muito cuidado com as promessas de dietas para emagrecer enquanto se está amamentando! Dietas restritivas ou hipocalóricas podem prejudicar a qualidade do leite e consequentemente atrapalhar no desenvolvimento saudável do bebê.

Normalmente aqueles quilinhos que foram acumulados durante a gestação serão perdidos durante a amamentação, já que a energia extra será utlizada para a produção do leite. Os efeitos da amamentação no peso podem ser sentidos logo no início, muito comum em mulheres que não fazem dieta após o parto.

Amamentar, além de gastar muita energia (caloria), libera o hormônio chamado ocitocina, que tem propriedades calmantes que serão essenciais na rotina, muitas vezes intensa, que é cuidar de um recém nascido. Além disso, a ocitocina, que é liberada quando o bebê faz o movimento de sucção do seio , quando está mamando, promove a contração uterina, fazendo com que o seu útero retorne, aos poucos, ao tamanho normal. Por isso, não tenha pressa e não faça nenhum tipo de dieta para emagrecer enquanto estiver amamentando exclusivamente no peito o seu bebê (até os 6 meses). Espere o tempo necessário e em seguida consulte um médico. 

É comum perder até 1Kg de peso corporal por mês após o parto, mesmo sem nenhum tipo de restrição alimentar. Mulheres que perdem mais do que isso estão colocando em risco a qualidade e a quantidade de leite, além da possibilidade de que toxinas como as dioxinas, que ficam armazenadas no tecido adiposo, sejam liberadas no leite e prejudiquem o bebê.

O ideal é que se tenha uma alimentação saudável ao invés de fazer dietas para emagrecer enquanto estiver amamentando.
Comer legumes, verduras, frutas, massas e pães integrais, gordura animal (que é gordura saudável, natural): leite integral, manteiga, queijos, e CORTAR gorduras ruins – as industrializadas - : frituras, margarinas (que veneno!!).

Eu adoro o Pediatra da minha filha, o Dr. Hildebrando Farias! Ele fez a sala de parto da Letícia e é o seu médico até hoje. Quando ele fez a 1ª visita no hospital (maternidade), ele foi me dar as instruções em relação à amamentação, o que comer, etc.
Ele olhou pra mim e disse: “Vamos lá! O que você vai pode comer?” – Durante 1 segundo, eu abaixei a cabeça e pensei: “ Pô, durante a gravidez, restringi algumas coisas pra não ‘enfiar o pé na jaca’ e agora ele vai me dizer que não poderei comer um monte de coisa porque pode dar cólica na Letícia...” Ele olhou pra mim e disse, para a minha felicidade: “Você pode comer TUDO o que você quiser! Tudo o que você gosta!”. “Inclusive chocolate?” – eu perguntei. “Chocolate, TUDO o que quiser!” – ele respondeu. Aí eu perguntei: “E aquele papo que alguns alimentos dão cólica no bebê?”
“MITO!” – ele disse. “O bebê tem cólicas porque algumas vezes ingere ar quando mama, e não por causa da comida. Após cada mamada, coloque a bebê para arrotar, durante uns 15 minutos. Se ela não arrotar, é porque não ingeriu ar e não ficará com gases.”
(o bebê que mama no peito fazendo a pega correta, quase nunca ingere ar!)

Não preciso dizer a vocês o quanto fiquei feliz!

A gente vive num mundo que condena todo tipo de gordura, inclusive as boas! Somos incentivados a consumir alimentos 0% de gordura, light, ... e durante muito tempo minha alimentação foi assim (até o 13º dia de vida da Letícia!)

Quando tive alta do hospital, fiz o teste: comi o que sempre comia – café com leite desnatado, requeijão light, peito de peru light, queijo minas frescal light...
Letícia nunca teve cólica, mas quando fez a 1ª consulta com o Pediatra aos 13 dias de vida, ainda estava com 100g abaixo do peso do nascimento... Fiquei arrasada!
O Dr. Hildebrando perguntou: “Você está comendo de tudo?” Eu respondi: “Sim!”. “O que?” – disse ele? Respondi: “Leite desnatado, peito de peru light, ...” “Não!” – disse ele. “Você precisa comer gordura! Se você fizer uma alimentação light, sua filha tomará leite light. Sua filha vai ganhar peso através do que você come! Você precisa tomar leite integral, queijos, presunto, muita carne. Você voltará com a Letícia  em 1 semana para pesá-la novamente. Ela tem que engordar pelo menos 25g por dia!”
Saí do consultório e meu marido me levou para almoçar numa Churrascaria Rodízio!

A partir daquele dia mudei a minha alimentação: laticínios integrais começaram a fazer parte da minha alimentação.

Volto a dizer: Letícia com cólica ZERO!! Mamava D-I-R-E-T-O!!!

Voltamos em uma semana e ela tinha engordado 350g, o correspondente a 50g por dia – o dobro do que ele queria! O Pediatra VIBROU! E disse: “Não te falei que a gordura faz toda a diferença?

Queridas:
Não pensem que meu colesterol, triglicerídeos aumentaram por causa do leite integral, da manteiga... Meus exames estão completamente normais e minha filha ganhou peso de forma saudável porque eu me alimentei corretamente. Do 2º para o 3º mês a Letícia engordou 2Kg somente no peito (ela NUNCA tomou NAN!!).

Vocês podem pensar: “Ah! Mas os alimentos integrais são muito calóricos! Vou acabar engordando!” Vocês já observaram quantas calorias tem 200ml de leite desnatado? 70!!! 200ml de leite integral tem  somente 114! (tomei como exemplo o leite longa vida Elegê). Vocês acham que por causa de 44 calorias a mais do leite vocês não ficarão em forma?
Gordura natural é saudável sim! Pra vocês e para seus filhos!

Quem amamenta exclusivamente no peito gasta, em média, por dia, 700 calorias (praticamente 2 aulas de spinning!!!). Por isso, não se preocupem com a estética e a perda de peso. Vocês perderão os quilos excedentes, mas não será de um dia para o outro...
O bebê vem em 1º lugar! Pensem nele primeiro e depois em vocês! Até os 6 meses, NADA de dieta e acreditem: mesmo assim, vocês perderão peso!!
 Veja o ganho de peso da Letícia do 1º ao 6º mês (somente leite materno!)

Dicas para emagrecer depois da gestação:
 1ª) CORAGEM! Não use a gravidez como desculpa para relaxar. Aproveite o período da gestação para corrigir-se em relação à alimentação e nutrição. Comer porcarias pode fazer com que você tenha um bebê pequeno para uma mamãe enorme.

2ª) Alimente o seu bebê somente com leite materno. A amamentação exclusiva no peito queima em torno de 700 calorias por dia!
Uma corrida na esteira por 30 minutos queima cerca de 200 calorias. Nada mau perder cerca de 700 enquanto você está somente sentada, não é?
Estudos comprovam que as mães que amamentam seus filhos voltam ao seu peso original mais rapidamente. A amamentação também faz com que o útero contraia mais rapidamente (devido ao hormônio ocitocina) de volta ao seu tamanho pré-gestação.

3ª) Exercite-se! Caminhar é certamente o melhor exercício para as novas mamães! Caminhar expõe você ao sol, ajuda a regular o sono e ajuda a prevenir a depressão pós-parto. Os bebês precisam tomar o solzinho da manhã. Aproveite o banho de sol do seu bebê e faça a caminhada com ele!

4ª) Evite EXCESSO de cafeína (não é proibido! O problema é o excesso!). Muita cafeína não faz bem durante a gravidez e no pós-parto, leva à mamãe a picos de insulina, que fazem o seu nível de açúcar no sangue cair. Quando isso acontece, a maior parte das pessoas sai correndo para comer algo que tenha carboidrato refinado (DOCES!!) para trazer de volta o nível de açúcar no sangue.

 5ª) Seja paciente. Sua barriga ficou distendida por 9 meses! Não espere que em 4 meses ela retorne ao que era antes! Tudo tem o seu tempo! Não espere usar aquela calça jeans favorita de um dia para o outro. Tente não se preocupar tanto com o seu peso. Preocupe-se em cuidar do seu bebê, que é a sua preciosidade.

Um abraço,
Liliana

29 comentários:

  1. Estou adorando ler seu blog, Lili!!
    Em nome de todas as grávidas, muuuito obrigada!
    beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou, De!
    Como está o seu lindinho?
    Ele é a SUA CARA! :)
    Bjks

    ResponderExcluir
  3. Olá!!! Estava lendo sobre alimentação durante o período de amamentação e encontrei seu blog. Eu tô restringindo alguns alimentos e mesmo assim minha bebê tem cólicas, ela está com 15 dias e eu já voltei ao peso normal(na gravidez engordei 10k e emagreci 12 até semana passada, que foi quando me pesei da última vez), não tô fazendo qualquer tipo de dieta, mas agora fiquei preocupada com essa perda de peso em virtude do que você falou. Vou procurar falar com o pediatra dela.
    Obrigada pelas dicas!
    Carla

    ResponderExcluir
  4. Muito boas suas dicas, tudo que eu precisava ouvir!! Tenho uma bebê de 4 meses e as pessoas as vezes me cobram uma dieta, sendo que me alimento da mesma forma que me alimentava antes da gravidez. Qdo excedo, ainda é igual as pessoas que não estão amamentando...por isso minha bebê não vinha ganhando muito peso.
    Querem que a gente saia da maternidade sem barriga...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Dani!
      Não ligue para as opiniões e cobranças alheias!
      Pense somente na sua bebê com muita saúde e engordando no peito!
      Um beijo!

      Excluir
  5. Adorei as dicas , antes eu estava procurando dietas por comentários maudosos mas agora não estou nem aí , o meu bebê tem três meses , sete kls , sessenta e dois cmtrs , só no peito vou continuar assim , ótimas dicas obrigado ! Vou esperar já que a barriga não cresceu de um dia pro outro também não diminuirá da mesma forma ;* !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se deixe abalar por comentários, Fernanda!
      As pessoas não sabem o que falam!
      Parabéns por amamentar seu bebê! :)

      Excluir
  6. Comecei uma dieta ontem e acabou agora! Muito obrigada por compartilhar sua história.

    ResponderExcluir
  7. amei suas dicas me tiraram muitas dúvidas sobre a alimentação pois a minha filha pra mim sim é mais importante do qualquer coisa.

    ResponderExcluir
  8. Liliana minha filha esta com 22 dias, mama muito a barriga tem hora que fica muito grande, isso ja aconteceu com vc? o pediatra falou para ficar dando a chupeta, pois quando chora so o peito faz ela parar ... mas estou com medo de dar colicas ,tem hora que parece que vai engasgar isso ja aconteceu com vc...?
    adorei seu blog ah minha filha se chama Letícia tbm ...bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Não se preocupe com o tamanho da barriga! O leite materno é de fácil digestão!
      Se vc tem condições de amamentar por livre demanda, faça! ��
      Chupeta só vai mascarar a fome ou necessidade da Letícia de ficar junto a vc. Além disso, como disfarça a fome, ela não vai acabar mamando o que deveria e assim, a sua produção de leite não chegará aos seus 100%, pois as mamadas se espaçarão.
      Ela ainda é muito novinha. Não reconhece o que é dia e o que é noite... O que ela sabe é que no seu colo ela tem aconchego e segurança.
      De o peito sempre que ela quiser! É o melhor e mais completo alimento e a melhor maneira de prevenir a mastite.
      Bjks

      Excluir
  9. Olaaa!!! Te achei por uma busca do nome do pediatra!! Eh o mesmo do meu filho Lorenzo. O meu marido foi paciente do dr hildebrando (35anos)! Muito bom ne!! Tb amamento so no peito e o legal eh q ele incentiva. Estamos entrando no 4mes agora. Bjok

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI!
      O Hidebrando é o máximo, né?
      Não largo ele por nada no mundo!
      bjks

      Excluir
  10. oi, o meu bebe tem 03 meses , está pesando 5,300, na ultima consulta engordou 300g e na penultima 300g também. O Pediatra disse que meu leite deve estar pouco, disse pra comecar complementar com mamadeira e papinha, fiquei muito preocupada, porque eu como bem, o que será que estou fazendo de errado, será que tem a ver que eu não bebo muita água??? Você pode me dar uma luz?? Ele não quer pegar a a mamadeira???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dri!
      Antes de iniciar o complemento, seria bom você aumentar a ingestão de gorduras BOAS na sua alimentação: carne vermelha, presunto, queijo (gouda, prato, ...), manteiga, leite integral, sorvete. E passe LONGE das coisas DIET ou LIGHT.
      Aumentando a ingestão de gordura, você aumentará a gordura no seu leite para o seu bebê!
      Tente fazer isso e me mantenha informada, OK?
      bjks

      Excluir
  11. ola, vc poderia mandar o contato do dr. Hildebrando, procurei na internet e não encontrei nada, o telefone dele, obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cris!
      Me desculpe a demora. Não tenho tido muito tempo para me dedicar ao BLOG.:(
      Segue o contato:
      Dr. Hildebrando Farias
      Tel: 2521-8565
      Rua Visconde de Pirajá 414/918- Rio de Janeiro

      Um abraço!

      Excluir
  12. Ola. Boa tarde!
    Nossa, vc foi um anjo que entrou no meu caminho! Eu já não sabia o que fazer mais pois so estava comendo arroz verduras, carnes e chá!. Me mandaram tirar tudo do cardápio. Minha filha esta se expremendo muuuito desde a 1 semana de vida, hj ela esta com 1 mes! E muitos dizem ser cólicas so que ela não chora so se espreme ate dormindo. Da dó. Já eliminei tudo e continua se espremendo. E eu cada dia emagrecendo e ficando com fome! Assim que li seu post, dei graças a Deus! Muito obrigada mesmo! Vou voltar a comer de tudo.
    Minha filha esta com 1 mes e pesando 4790 kg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mitz!
      Fico feliz em ter ajudado!
      Comece a comer (bem) e seja feliz!
      😘

      Excluir
  13. Liliana, sua filha mamava bem de madrugada. Minha filha ganhou so 330g em um mês. Com muito empenho consegui fazer q ela começasse a ganhar 35g por dia, então o pediatra nao entrou com complemento. Pode ela ainda precisa chegar no pés indicado para dois meses, pois so esta com 4.610kg. Ela mama pouco a noite. Acorda de três em três horas sozinha, mas mama pouquinho. Nao sei mais o q faço.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Mila!
    Até os 2 meses, minha filha acordava de madrugada. Após os 2 meses, ela passou a dormir a noite toda, mas o meu pediatra me disse que esses casos, são 1 em 1.000.000!

    Você já tentou amamentá-la de madrugada, na posição de "cavalinho" - sentada? Geralmente o bebê demora um pouco mais a pegar no sono, porque ela não é tão sonífera quanto a tradicional. Desse jeito, vc pode ajudá-la a mamar mais tempo.
    http://mamaezinhasdeprimeiraviagem.blogspot.com.br/2010/04/amamentando-seu-bebe-na-posicao-correta.html
    Outro artifício que a gente usa com o bebê dorminhoco é fazer cócegas no pezinho, na bochecha, ficar conversando com ele...
    Você também pode acender a luz do quarto e deixá-la com menos roupa ao dar o peito. Lembre-se que ela se aquecerá ao mamar (é um exercício para o bebê). Ela não vai sentir frio (até pq a sua casa estará fechada), mas ficará incomodada.O suficiente para mamar bastante para se "aquecer" e se sentir confortável! :) Desperte sua bebezinha para dificultar que ela pegue logo no sono.
    Bjks!
    Espero ter ajudado!
    Mande notícias!

    ResponderExcluir
  15. Adorei seu blog, e me ajudou muito! Meu médico restringiu muita coisa que pra mim não teria problema (inclusive o leite) e meu bebê engordou apenas 20 gramas na semana. Não precisa dizer que fiquei preocupada ne? Estava seguindo rigorosamente o que ele restringiu e não estava ajudando, lendo isso aí fico aliviada e iniciarei a alimentação correta! Sem restrições, sem exageros, sem medo. Meu príncipe em primeiro lugar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Priscila!
      Para o bebê engordar, a mamãe precisa se alimentar muito bem e o bebê também precisa mamar corretamente.
      Se o bebê abocanhar a mama da maneira incorreta (somente no bico), ele nãp mamará o leite rico em gordura, que sacia a fome e faz com que ele engorde e cresça.
      Além da boa alimentação, verifique se a pega está correta, OK? (Neste post tem um link no próprio texto). Isso ajuda muuuito!
      Um abraço!

      Excluir
  16. boa noite, gosaria de muitas dicas para uma amamentação segura para não dar colicas a minha bebe que tem 4 dias. ex leite integral posso tomar normal.

    ResponderExcluir
  17. Pode!
    A gordura saudável que vc ingere é importante é importante para que a sua bebê ganhe peso! :)
    Leia o post. Eu conto a minha experiência.
    bjks

    ResponderExcluir