Pesquisar este blog

Translate

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Não basta ser Pai... Tem que participar!

A paternidade só começa mesmo após o nascimento do bebê. Meu obstetra, Dr. Silvio Rios, diz que a "ficha"do pai, só cai na sala de parto, quando vê o filho pela primeira vez.
Meu marido, Sérgio, sempre quis ser pai.
Me lembro até hoje, no dia 1 de março de 2009, quando cheguei em casa do trabalho e falei pra ele: "Você vai ser papai!". Ele ficou irradiante! Me dava beijos, me abraçava... Beijava a acariciava a minha barriga... E assim foi durante toda a gravidez!
Ele conversava com a Letícia, dizia que a amava, ...
Me lembro também da primeira vez que ele sentiu a Letícia mexer na barriga. Que emoção!


Sérgio teve o privilégio de estar comigo no parto. Como foi maravilhoso estar com ele nesse momento tão importante! Ele disse que a cena mais linda e impressionante que ele viu foi quando a Letícia parou de chorar quando foi colocada no meu colo. 

Quando nossa filha nasceu, meu marido me apoiou muito! (e continua até hoje!)
Isso foi tão importante pra mim!
Ele acordava de madrugada comigo pra trocar fralda, ficava olhando Letícia mamar, ficava com ela no colo para ela arrotar, colocava pra dormir... Como ele me ajudou!

A fase de amamentação exige muito da mãe. Exige tempo e dedicação. Amamentar no peito é uma coisa que só a mãe pode fazer. Por isso, quando o pai se envolve com outros cuidados diários, dividindo as tarefas com a mãe, faz com que ela  fique mais segura e não fique sobrecarregada.


Hoje, infelizmente, ainda existem pais que não se envolvem no cuidado dos seus filhos.
Acham que isso é tarefa de mulher, ou porque pagam uma babá, acham que não devem encostar no bebê pra dar um banho ou trocar uma fralda.
Acho maravilhoso quem pode ter uma babá para ajudar. Mas lembre-se: ela não pode e não deve JAMAIS substituir as funções da mãe e do pai.


O envolvimento do pai no cuidado diário do seu filho é bom para a mãe e o bebê!
A mãe descansa mais com a divisão das tarefas. O bebê, sendo tocado pelo pai, recebendo carinho, cresce seguro, pois entende que é amado e querido.



Por isso, pai, não fique aí parado! Mexa-se!


1) Comece lendo sobre gravidez.
Aprenda sobre as mudanças que ocorrem com a mulher, suas alterações hormonais, ...
Diga à sua mulher que ela é a grávida mais linda do mundo!
Aprenda e entenda o desenvolvimento do seu bebê quando ainda está no útero. Acompanhe as mudanças no seu desenvolvimento de semana em semana (bebe.com.br)
Participe do pré-natal, faça cursos.
2) Esteja presente na sala de parto. Você não precisa assistir o parto se não quiser. Basta ficar do lado da sua mulher, dividindo a ansiedade deste momento, segurando na sua mão, fazendo um carinho, ...
3) Divida as tarefas com a sua mulher. Ajude nos cuidados com o bebê. Troque fraldas (inclusive as de cocô). Dê banho. Coloque o bebê para arrotar enquanto a sua mulher dorme um pouquinho. Apoie sua mulher na amamentação exclusiva.


Não se sinta incapaz.
Inseguro, todo papai e mamãe de primeira viagem é, mas NUNCA incapaz.
Esteja certo de que você dará conta do recado!


Muito obrigada, Sérgio, meu marido amado, por ter me ajudado desde o início a cuidar da nossa Letícia. Tenho certeza que o "grude" dela com você não é por acaso. Você plantou cuidado, amor, carinho  e agora está colhendo! Amo você!

Um comentário: