Pesquisar este blog

Translate

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Amamentar é bom demais!


Este post é para encorajar as mães que param de amamentar ou partem logo para o complemento somente por causa de dor devido às fissuras e feridas nos mamilos.

Você já ouviu alguém dizer que amamentar dói pra caramba? O bico do seio fica cheio de fissuras e feridas, e que cada mamada é uma tortura?
Um momento “mágico” entre a mamãe e o seu bebê deveria ser prazeroso e não um martírio!

Falo isso por experiência própria. Quando Letícia nasceu e eu comecei a amamentar, ela não pegava bem o seio direito porque o bico dele era menor. Por isso, ela acabava me machucando... Muitas foram as vezes – meu marido é testemunha – que amamentei chorando de dor (uma dor ABSURDA, que irradiava nas costas).

Eu sou do tipo de pessoa que persiste até não ter mais jeito! Lembra da propaganda “Eu sou brasileiro e não desisto nunca”? Se você está passando ou passar pela mesma situação que eu, aqui vai a minha palavra de encorajamento: NÃO DESISTA DE AMAMENTAR!!! Hoje a minha filha pega os dois seios da maneira correta e eu amamento sem nenhuma dor!

Aqui você encontrará várias dicas para que você prepare os seios antes, e cuidados que você deve ter quando estiver amamentando.

Meu desejo é que você curta muito este momento que é só seu e do seu precioso baby!


Cuidados com os seios ANTES do parto:

A preparação das mamas deve acontecer ainda durante a gestação. É nessa fase que as mamães de primeira viagem devem começar a aprender tudo o que envolve o aleitamento.

1) Banho de sol - 10 a 15 minutos de sol no seio todos os dias, antes das 10 da manhã ou depois das 3 da tarde. Se não tiver como tomar sol, você poderá utilizar uma lâmpada comum com a mesma finalidade (usar a luz incandescente de um abajur). Nesse caso, a gestante mantém a luz a cerca de 20 centímetros (cerca de um palmo) de cada seio, por cinco minutos. O processo, que deve ser realizado com luzes de 40 a 60 watts de potência, ajuda a “engrossar” a pele e evita a rachadura. O calor do sol e da lâmpada deixa a pele mais resistente.

2) Mamilos CURTOS, PLANOS ou INVERTIDOS:
POR FAVOR! Não caia na conversa do "Você não tem bico. Não poderá amamentar!"
Esse papo é de gente desmotivadora, que não sabe de nada!
Quando você aprende a oferecer o seio da maneira correta ao seu bebê e quando ele faz a pega correta, ele mesmo formará o bico! E mais: o bebê não precisa do bico para mamar porque ele precisa mesmo é pegar a ARÉOLA! :)  
Mas se você quer se sentir mais segura e quer formar o bico antes da amamentação, invista na concha formadora de bico e use a partir da 36a semana de gestação.

Concha formadora de bico 
Existem 2 tipos: base rígida e de base flexível. Eu tenho os 2 tipos. Na minha opinião, a de base rígida ajuda a formar um bico melhor, mas é muito desconfortável pra dormir - Não é indicado dormir com a concha!) Já a de base flexível (silicone) é mais confortável pra dormir, mas não pressiona muito o seio pra formar o bico ideal.

Seu uso pode ser continuado após o parto porque a concha também tem a função de coletar o leite que extravaza do seio, evitando que a roupa fique molhada.

ATENÇÃO: Não use o leite extravazado da concha para dar ao bebê!! O leite materno, quanto mais manipulado, maior a chance de ser contaminado! Por isso, a melhor maneira de alimentar seu bebê é mamando diretamento do seio!

Um lembrete MUITO importante: ao usar a concha, quando já estiver amamentando, faça SEMPRE uma higiene nos seios antes de amamentar, isto porque a base da concha que fica em contato com o seio faz com ele transpire muito, deixando úmido, favorecendo a proliferação de fungos, podendo fazer com que a criança adquira "sapinho" (infecção fúngica na região oral, que causa dor e pode interferir na amamentação, pois o bebê sente muita dor!) . 

Como esta limpeza das mamas deve ser realizada?
Com sabonete de glicerina (daquele SEM CHEIRO) e enxugar com papel toalha ou uma toalha SÓ PARA ESTE FIM (NÃO DEIXE QUE NINGUÉM USE A MESMA TOALHA). Na minha opinião, o papel toalha é + prático!!
Limpeza das Conchas:
Lave com sabonete de glicerina e ferva.

Não faça NENHUMA massagens nos bicos, exercícios de puxar e esticar os mamilos. Seu corpo pode "entender" que este estímulo é uma sucção, o que faz liberar o hormônio ocitocina, que é o responsável pela contração do útero, podendo ocasionar um parto prematuro.

Cuidados com os seios na amamentação:

1) Massagem areolar – para ser realizada antes de cada mamada. É feita em 2 passos:

a) Coloque o dedo polegar na região superior da borda da aréola e os outros dedos no lado oposto ao polegar, fazendo um “C”. Não faça o movimento de "tesoura" (com os dedos indicador e o médio)



b) Comece a massagem bem próximo ao mamilo com movimentos de pressão-circulares com os dedos indicador e médio (sem deslizar ou tirar os dedos do lugar). 
- Faça em volta de toda a aréola. Ao completar toda a volta, distancie um pouco do mamilo e faça toda a volta na aréola. A pressão deve ser exercida sobre as bordas da aréola, para que os depósitos de leite que ficam nesta região sejam comprimidos.

Quando o seio está cheio de leite, a aréola fica muito dura, o que dificulta o bebê a pegar corretamente o seio, podendo levar à fissura e dor. Por isso, nas primeiras semanas da amamentação é importante deixar a aréola bem macia, fazendo essa massagem SEMPRE antes de oferecer o seio.


2) Pega correta da boca do bebê no seio:

Os traumas mamilares observados frequentemente nos primeiros dias da amamentação. A maior causa deste problema está na pega incorreta do bebê ao bico da mãe. Basta o bebê mamar uma vez com pega errada que já será o suficiente para fissurar.
O bebê deve abocanhar não só o bico, mas também a maior parte da aréola. Seus lábios devem ficar voltados para fora, em forma de “boca de peixe”.

Para facilitar a pega, você pode estimular o reflexo de sucção, segurando a mama com a mão em forma de “C” e passar o bico no lábio inferior do bebê. Com isso o bebê abrirá a boca e você introduzirá o bico para ele mamar.



Se o bebê pegar de maneira errada, não puxe o bico em hipótese alguma!! Se precisar interromper a mamada, coloque o dedo mínimo no canto da boquinha dele para "tirar o vácuo", e assim poder retirá-lo sem haver trauma.

O aleitamento materno promove benefícios para mamãe e o bebê. A criança recebe um alimento completo, mantém um contato íntimo com a mãe e, nessa fase, está menos propensa a ter doenças respiratórias. O movimento de sucção que o bebê faz, ajuda a desenvolver a musculatura perioral (em volta da boca) e o crescimento da maxila e mandíbula.
Para a mamãe, os benefícios são ainda maiores! A mulher que amamenta produz hormônios que diminuem a propensão aos cânceres de mama e cólon de útero. Além disso, a sucção promove a contração uterina, o que diminui o risco de hemorragia. A amamentação também ajuda a mulher a emagrecer mais rápido, devido aos nutrientes que transmite ao bebê.



Se por algum motivo você tiver alguma fissura, O MELHOR remédio é passar O PRÓPRIO LEITE MATERNO antes e depois da mamada. O nosso leite é GRÁTIS, ESTÉRIL e possui propriedades cicatrizantes!


Um abraço,
Liliana

11 comentários:

  1. muito obrigada por suas dicas, estou n 36ºsemana de gestação - e além da ansiedde pela chegada da minha princesinha Carla, as dúvidas e receio para fazer o melhor. Agradeço mais uma vez...

    ResponderExcluir
  2. Luiza:

    Fico muito feliz em ajudar! O objetivo do BLOG é este! Não se preocupe! Vc fará o melhor! Deus capacita a gente!
    Um bj pra vc e outro pra princesinha Carla (qdo ela nascer!)

    ResponderExcluir
  3. MEU BEBE JÁ FEZ UM MÊS E AINDA NÃO CONSEGUI FAZE-LO PEGAR O MAMILO CORRETAMENTE,EIS QUE ESTÃO MUITO FERIDOS.ESTOU SEGUINDO VARIAS DICAS,MAS MESMO ASSIM AINDA A AMAMENTAÇÃO É PENOSA.ESPERO TER BONS RESULTADOS COM A MINHA INSISTÊNCIA.VALEU PELAS DICAS,SÃO TODAS MUITO PRECIOSAS.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ludiene!
    Às vezes demora um pouquinho mesmo, ainda mais quando somos mamães de primeira viagem, quando tudo é muito novo, e às vezes, a pele do mamilo é muito fina...
    Mas não desista!! Aos pouco a pele vai engrossando, e as feridas desaparecem.
    Preste bastante atenção na pega. Quando oferecer o peito, tente fazer com o seu bebê abocanhe o máximo do mamilo, pois mesmo estando com o bico ferido, você consegue amamentar sem dor. Pode até sentir uma fisgadinha no início da mamada, mas depois passa.

    Você mora aonde?

    Um grande abraço,
    Liliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liliana, ótimas dicas, pena que não consigo fazer nada pela minha esposa que está sofrendo com o mesmo.
      A aureola está intácta, porém no centro do bico está com feridas e ela chega a chorar de tanta dor.

      Ela passa sempre a pomada após a amamentação, porém acho que não dá tempo de ficar bom.

      Ela disse que a pegada está correta, mas como mencionou que 'consegue amamentar sem dor', resolvi colocar aqui meus comentários.

      Quanto tempo acha que leva pra poder começar a sara?
      Ela está amamentando à 3 dias.

      Excluir
  5. Olá, Diego!
    A melhor coisa para aplicar na mama ferida é o PRÓPRIO LEITE MATERNO antes e depois na mamada! É estéril e possui propriedades cicatrizantes, além de ser de graça! :)
    Uma dica muito boa é, nos intervalos das mamadas, após passar o leite no bico, fazer uso das conchas (formadoras de bico ou anti empedramento), para que o bico não entre em contato com a roupa, aliviando a dor e acelerando a cicatrização (que varia muito de pessoa pra pessoa), que tende a ser em + ou - 2 dias.
    O IMPORTANTE é evitar novas lesões! No momento de oferecer o peito, preste muita atenção para que o bebê não pegue errado. Faça o bebê pegar o máximo da aréola. Deixe que ele abra BEM a boca. Um estímulo ÓTIMO é roçar o bico entre o lábio inferior e o queixo do bebê (veja a última foto no post: Como ter bastante leite materno). Pegue a mama em forma de C e introduza o máximo (delicadamente) na boca do bebê.
    Parabéns pela sua interação na amamentação.
    Você PODE fazer muito por sua esposa sim!
    APOIÁ-LA e INCENTIVÁ-LA a amamentar.
    No início pode haver feridas porque a pele é mais fininha. Uma dica é pegar 20 minutos de sol na mama (sol da manhã cedo), pois ajuda a engrossar a pele.
    Dê MUITA força e apoio à ela. Ela vai conseguir!
    Qualquer coisa, escreva novamente!
    Um abraço,
    Liliana

    ResponderExcluir
  6. Ola Liliana...

    Adorei o teu Blog! Ajuda muito em algumas materias!! A minha cunhada teve o bebe sabado dia 5 e esta cheia de dores nos seios porque tem ferida... e como não bastasse, ainda tem eles pesados e duros... a alguma coisa para aliviar o peso e a dureza dos seios? e as feridas?

    Um abraço,
    Vanice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vanice!
      QUe bom que vc gostou do BLOG.
      Para aliviar a ferida, ela deve passar O PRÓPRIO LEITE MATERNO, antes e depois da mamada. O leite, além de ser um líquido estéril, livre de contaminação,possui propriedades cicatrizantes.
      Deve atentar também para o bebê fazer a pega correta, pegando o máximo da auréola (parte escura do seio). Ao oferecer o seio para amamentar, a mãe deve encostar o mamilo entre o lábio inferior e o queixo do bebê. O bebê reponde com o reflexo de abrir a boca. Não se distraia neste momento! Espere ele abrir um bocão e aí introduza o seio para ele mamar! Se ainda houver ferida, pode doer um pouquinho no início, mas depois ela amamenta SEM DOR.
      Quanto aos seios pesados e duros, para que alivie, é importante amamentar por LIVRE DEMANDA, ou seja, a hora que o bebê quiser mamar e pedir o peito, DÊ! Se os seios estiverem muito duros (principalmente a auréola) o bebê terá dificuldade para pegar o seio corretamente. Por isso, é necessário fazer a massagem sempre antes de amamentar, para que a auréola amoleça>
      Assim que o seio estiver "preparado" para ser oferecido, dê o peito para que ele mame e haja o esvaziamento. Assim, alivia a dor.
      Outra coisa que alivia muito é a compressa de GELO (NUNCA DE CALOR). O calor alivia no momento, mas estimula uma maior produção de leite, fazendo com que o seio encha mais.
      Se o bebê mamar com uma boa frequência (muitas vezes), os seios não ficarão muito cheios e duros.

      Espero ter ajudado!
      Qq coisa, escreva novamente.

      Um abraço,
      Liliana

      Excluir
  7. Oi Liliana, hoje meu bebê completa um mês, a amamentação é a pior coisa do meu dia pois dói muito, mas estou insistindo, espero que não demore para sarar, meu mamilo esquerdo abriu muito mas só no meio e o direito também, mas o direito estava melhor agora está fissurado ao redor, porque como o esquerdo doía mais eu oferecia com mais frequência o direito. Espero que sare logo, quero amamentar com prazer...

    ResponderExcluir
  8. Oiii amei a matéria estou com 16 semanas de gravidez e estou com medo das feridas nos seios na hora de amamentar então achei sua matéria ótima pq vou usar essa pomada pra prevenir um poucos essas fissuras...mto obrigada pelas dicas. Parabéns e mto sucesso!

    ResponderExcluir