Pesquisar este blog

Translate

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

SLING: um acessório indispensável!

Veja se você já passou por alguma situação como estas abaixo:

1) Quando finalmente você começou a sair com o seu bebê, acabou percebendo...

 - que vários lugares não permitem que se use o carrinho (calçadas estreitas e irregulares, carros estacionados nas mesmas, escadas ou elevadores apertados).
- que segurar o bebê-conforto com o seu bebê dentro não é nem um pouco ergonômico...  é super desconfortável e difícil!
- que buscar o seu bebê na creche e andar com ele nos braços durante um tempo, se torna muito doloroso e cansativo para os seus braços e ombros.

2) Você já tem um filho que já anda e agora tem mais um bebê e procura uma solução que permite ter o bebê perto de si e ter ainda as mãos livres para segurar a mãozinha do seu outro filho?

Qualquer que seja a sua situação, a solução para você será um Baby Sling.

Muitas são as vantagens de carregar seu bebê num Sling:

Os bebês choram menos, são mais saudáveis (ganham peso mais rápido, tem melhor habilidade motora, coordenação, maior tonificação muscular e senso de equilíbrio), são mais seguros (tem acesso à comida, calor e amor.), dormem melhor (OBAAA!), aprendem mais (não são super-estimulados, mas calmos e alertas, observando e participando do mundo ao seu redor).

Já para a mamãe, é conveniente (não há incômodos nem complicações como ter que carregar um bebê-conforto num braço e o bebê no outro), facilita a locomoção (você pode caminhar por solos irregulares, lugares apertados, usar escadas,...), você pode amamentar discretamente, sem a necessidade de procurar um lugar apropriado para sentar. As suas mãos ficam livres: você pode fazer compras, passear,...

A palavra "Sling" no inglês, quer dizer "Tipóia". Existem, basicamente, 5 tipos diferentes: POUCH SLING, RING SLING, WRAP SLING, MEI TAI e PODEGI.

O melhor Baby Sling não existe. Cada carregador tem as suas vantagens ou características específicas, que o torna um modelo mais indicado para uma determinada situação.

Um Sling de Argola (Ring Sling) ou o Pouch Sling (são bem rápidos para vestir e tirar), mas são menos ergonômicos (devido ao apoio unilateral no ombro), e portanto, desconfortáveis para deslocamentos longos. Já o Wrap Sling e o Mei Tai são muito confortáveis (apoio bilateral nos ombros) para deslocamentos longos, mas gasta-se um pouco mais de tempo para vestir.

Tipos de SLINGS:


POUCH SLING
 
A palavra Pouch vem do inglês e sua tradução literal é bolsa (tipo a do Canguru).
É basicamente um longo aro de tecido, dobrado no meio, o que cria uma espécie de bolsa para o bebê. Se usa sobre um ombro e o lado oposto da bacia. Pode ser fabricado com tecidos levemente elásticos.
São de uso muito simples e o bebê, quando recém-nascido, pode ser amamentado quando está no Pouch. É muito versátil, já que pode ser usado com bebês de todos os tamanhos e também pode ser utilizados de diversas maneiras: na frente, de lado e atrás e com variações na posição do bebê: deitado ou na vertical.


RING SLING (Sling de Argola)

Um longo pedaço de tecido que passa sobre o ombro e o lado oposto da bacia e se ajusta entre 2 argolas. A possibilidade de ajustar o tamanho permite que pessoas de diferente porte possam utilizá-lo.
Se ajustam facilmente. As posições de uso são as mesma que no Pouch: de frente, lado e atrás e as mesmas variações na posição do bebê.

MUITO CUIDADO AO COMPRAR UM RING SLING - Muita gente fabrica o Sling de Argola, mas não utiliza o tipo de argola correta. Há somente 2 tipos de argola que se pode usar em Sling: as de alumínio, sem soldas, emendas ou aberturas) ou a de Nylon injetado (utilizado na indústria de segurança, equipamentos de rapel e alpinismo). As argolas de Nylon injetado são leves, resistentes, atóxicas, duráveis, laváveis, podem ser encontradas em diversas cores, porém são bem mais caras. Existem algumas no mercado com mal acabamento, é muito importante certifica-se da qualidade e segurança dessas argolas, pois é muito fácil de confundir com o plástico. É bom ficar atento com a procedência, se tiver dúvida exija o laudo!
Veja imagens de argolas não indicadas para Slings: http://maeguru.blogspot.com/search/label/Argolas

Argolas que NÃO PODEM/NÃO DEVEM ser usadas em Slings:

ACRÍLICO: material termoplástico rígido, transparentes, extremamente frágeis e quebráveis.
MADEIRA: Encontradas em lojas de cortinas são frágeis e perigosas, pois a madeira acumula bactérias.
FERRO: São resistentes e bonitas, mas por terem solda você nunca vai saber quando ela vai romper; além do mais, são cromadas - produto altamente tóxico! A ferrugem pode manchar as roupas. Uma dica para saber se a argola é feita de ferro é aproximá-la de um ímã. Se o ímã for atraído, é de ferro!
AÇO INOX COM EMENDAS: resistentes, pesadas e de preço mais acessível. Como são soldadas acontece o mesmo problema que as de ferro. É preciso observar se as emendas são discretas, pois emendas muito grosseiras podem danificar o tecido do sling durante o ajuste e durante os movimentos naturais do uso, na parte em que estão fixas. Este dano pode oferecer riscos.
AÇO INOX SEM EMENDAS ACHATADAS: Bonitas e resistentes, porém elas travam o sling com mais propriedade que as argolas cilíndricas. Travam até demais, dificultando o ajuste durante o uso. As argolas achatadas funcionam como fivelas.
ZAMAC: Essas argolas são encontradas em lojas de ferragens para fivelas, acessórios para bolsas, cintos etc. São totalmente impróprias, pois não são resistentes, amassam com facilidade, escurecem e travam o tecido.



WRAP SLING


A palavra Wrap, no inglês, quer dizer embrulho. O Wrap Sling é um pedaço de tecido bem comprido, entre 3 e 5 metros, que é amarrado ao redor do corpo da pessoa que carrega o bebê. Existem várias maneiras de utilizar o mesmo. A amarração se distribui sobre os dois ombros, formando um bolso para o bebê, parecido com o de uma Mamãe Canguru.

É muito confortável e suporta bebês de todos os tamanhos. Permite que você amamente e é muito versátil, podendo ser usados na frente, lado ou atrás. O bebê pode ser colocado e retirado facilmente.  Por permitir um contato maior com o bebê, é recomendado para o Método Mãe Canguru com prematuros e para recém-nascidos. O Wrap é um modelo de sling sem característica de uso feminino, por isso é o mais aceito pelos papais!!!


MEI TAI

É um carregador muito comum na Ásia, e é a forma mais simples do carregador de dois ombros: é basicamente um retângulo de tecido, com tiras compridas em cada ponta. As duas tiras de baixo são amarradas na cintura da pessoa que está carregando o bebê, e as duas de cima passam por cima dos ombros, que podem ser cruzadas nas costas ou não, e depois, amarradas embaixo do bumbum do bebê ou com as tiras de baixo. Pode ser usado na frente, na anca ou nas costas.



PODEGI

É o tradicional carregador de bebê coreano, semelhante a um lençol, que possui tiras bem longas, as quais são amarradas em volta do corpo (peito, cintura ou quadril) de quem carrega. Ele pode ser usado a partir o 4º mês de vida do bebê em diante. Pode ser usado na frente ou nas costas.


Onde comprar?
Pouch Sling e Wrap Sling: letsling.blogspot.com

Comece a "slingar" já!!

Um abraço,
Liliana Zambrotti

4 comentários:

  1. Eu ainda nao comprei o meu, fico achando tão caro um pedaço de pano ehehhe. Acho que vou comprar algodão e fazer eu mesmo. Depois volto aqui pra contar!!! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ótimo! O + fácil de fazer é o Wrap!
    Bjks

    ResponderExcluir
  3. Os slings são muito bons para os bebês novinhos, são super úteis, vale a pena ter um. Tenho 2 e recomendo os de tecidos mais leves e de argolas de nylon.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. MUITO IMPORTANTE: Se estiverem pensando em comprar um sling de argola, leia sobre as argolas neste site: http://www.slingando.com/index.php/argolas-para-slings-seguranca-do-seu-bebe.html

    ResponderExcluir