Pesquisar este blog

Translate

domingo, 28 de agosto de 2011

Saúde Bucal na Gravidez

A gravidez é o período na vida da mulher onde o corpo sofre mais mudanças. Uma delas é a alteração hormonal, o que pode interferir na saúde da boca.
Nessa fase, a futura mamãe deve tomar cuidado redobrado com a higiene dos dentes e também deve prestar atenção para um fato muito importante: os dentinhos do seu bebê já estão se formando!

A GRÁVIDA pode ir ao DENTISTA?
Sim! Gravidez não é doença!

Ao contrário do que se pensa, durante a gravidez deve-se visitar o dentista com mais frequência, porque o risco de cáries e inflamação gengival aumenta devido à mudança na alimentação (comem mais guloseimas), na escovação (o enjoo persistente faz com que muitas gestantes não consigam higienizar a boca) e também devido à doenças bucais já existentes que não foram tratadas.

A gestante tem mais cáries e sangramento na gengiva?
Não!
O que ocorre é um aumento do risco de desenvolver cáries e inflamação gengival. As mudanças na alimentação (comer com mais frequência), mudanças na higiene oral (desatenção e/ou dificuldades na escovação devido a ânsias de vômito) e ainda a maior ocorrência de vômitos podem prejudicar a saúde bucal.

Se a GESTANTE não tiver cuidado com a sua higiene oral, as gengivas inflamam e os dentes  sofrem perda de mineral, que se não forem bem limpos, leva à cárie.
IMPORTANTE: esta perda de cálcio não tem relação NENHUMA com a formação dos dentinhos do bebê! O seu bebê não tem nenhuma "culpa" se os seus dentes cariarem durante a gestação.


* Não deixe de escovar os dentes se a gengiva estiver sangrando! Gengiva que sangra é gengiva DOENTE.  Escove mais e melhor, e use o fio dental também.



* Crie o hábito de carregar sua escova de dente, pasta e fio dental para todos os lugares (dentro da bolsa).

- A falta de escovação dos dentes e o não uso do fio dental causam cárie!
- Além da má aparência, causa mau hálito, que a própria pessoa não sente.

Dicas de uma Boa Escovação:

Coloque pouca pasta.
A quantidade correta de pasta de dente é a do tamanho de um grão de ervilha, e não como o comercial mostra!

Colocar muita pasta significa fazer muito mais espuma, não enxergar direito os dentes durante a escovação e também contribui para aumentar os enjoos, comuns na gestação.




A saburra lingual, esse sujeira branca (às vezes amarelada ou acastanhada) que fica na língua é responsável por 80% das causas de mau hálito!
Não deixe a língua de fora da higiene oral! :)

Como passar o fio dental?
O fio dental não serve somente para tirar a carne que fica presa entre os dentes! A sua função principal é remover a sujeira e restos de comida que entram dentro da gengiva.



Durante a gravidez, a mulher sente mais fome e come mais vezes ao dia. Por isso, é preciso escovar os dentes muito bem e com calma, pelo menos 3 vezes ao dia e antes de dormir e também procurar fazer uma alimentação saudável, natural, evitando alimentos que contém açúcar (refrigerantes, doces, bala, chiclete, ...).
Use o fio dental 1 vez ao dia (na escovação da noite) e use também o limpador de língua.
Este é o princípio para evitar cáries, tártaro e inflamação gengival.
Que você tenha uma gravidez muito gostosa. Curta todas as fases, mas não esqueça de cuidar também dos seus dentes.

Um grande abraço!