Pesquisar este blog

Translate

sábado, 31 de dezembro de 2011

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Como ter bastante leite materno?

Desmitificando a Amamentação

As mamas, também chamadas de seios ou peitos, situam-se na parte superior do tórax e são formadas pelos tecidos: glandular (responsável pela produção – secreção e expulsão – ejeção do leite), conjuntivo (celular) e adiposo (gorduroso).
A forma interna de uma mama é semelhante a um conjunto de 18 a 20 “cachos de uva”, cujos bagos (frutos) são bem pequenos. Eles são responsáveis pela produção do seu leite (alvéolos mamários). Posteriormente, este leite será conduzido pelos canais finos e curtos que se unem a um canal mais largo e comprido encontrado sob a aréola.
No bico do peito (mamilo), os canais se estreitam até atingir um calibre de 0,5mm e terminam em orifícios (poros mamilares) de onde sairão as gotinhas do seu leite.

O colostro é o primeiro leite produzido pela mama, permanecendo até o final do 4º dia após o parto. É um líquido viscoso e opaco que contém grande quantidade de anticorpos, fundamental para a defesa contra infecção. O colostro é laxativo, ajudando o bebê a eliminar as primeiras fezes chamadas de “mecônio” e, assim, reduzindo a possibilidade do surgimento da icterícia fisiológica do recém-nascido. Entre o 4º e o 7º dia após o parto, o leite produzido é chamado leite de transição e após o 7º dia passa a ser considerado leite maduro, tendo sua composição modificada em relação as horas do dia, à duração das mamadas e às necessidades do bebê. 
  Desde o início de sua gestação, as mamas já estão sendo preparadas para produzir leite, porém será o estímulo de sucção do bebê, na região aréolo-mamilar, onde existem terminações nervosas levando informações a uma glândula situada no cérebro chamado de hipotálamo, informando que há um bebê mamando e se faz necessário a produção e liberação de leite para aquela mamada. Então sob o comando do hipotálamo, os hormônios da lactação (prolactina e ocitocina) serão liberados.
A prolactina é responsável pela produção de leite e a ocitocina é responsável pelo reflexo de ejeção, ou seja, a saída do leite do peito para o bebê. A ocitocina promove a contração do seu útero, por isso é recomendado que seu bebê sugue o mais precoce possível, evitando os sangramentos da mãe. É comum nos primeiros dias a mãe sentir cólicas durante as mamadas, devido a ação deste hormônio no útero.
Mais da metade do volume de leite ingerido pelo bebê, em cada mamada é produzido na hora em que ele começa a sugar. Quanto mais o bebê sugar, mais leite será produzido pela mama.

 
NÃO SE ESQUEÇA:
1) O reflexo da saída do leite apresenta um componente fisiológico maior do que a parte física. Desta forma o estresse físico e psicológico, como o medo, a ansiedade, a dor, a tensão e o cansaço liberam adrenalina que inibe a ação da ocitocina e, mesmo a mama estando cheia de leite, não há liberação para o bebê.  
A confiança e a tranquilidade são fundamentais para o seu sucesso no aleitamento materno.
2) Os estímulos visuais (olhar para o bebê), olfativos (sentir o cheiro dele), auditivos (choro) e do condicionamento (hora da mamada), aumentam o reflexo de ejeção, mesmo a mãe estando distante do seu bebê.
3) A produção de leite pela mama é contínua, devido ao fato de hormônios permanecerem na circulação sanguínea.
4) O leite elaborado no intervalo entre as mamadas contém uma grande quantidade de água, proteínas, lactose, vitaminas e minerais. Tem aspecto “ralo”, “aguado” e sacia a sede do bebê. É o leite que o bebê mama no início de cada mamada, e é chamado de leite anterior.
Com o início das mamadas e a ação dos hormônios de lactação, inicia-se a produção de um leite de coloração mais branca, contendo mais gordura e mais proteínas, chamado de leite posterior.

É importante que o bebê sugue cada mama pelo menos entre 15 a 20 minutos a fim de conseguir extrair os 2 tipos de leite, fazendo-o ganhar peso

Para iniciar, escolha um local bem tranquilo, longe de muitas visitas. Reserve este momento para você e seu bebê, se desligando de tudo. De preferência, sente-se em uma cadeira ou poltrona com braços de apoio; mas antes não esqueça de lavar bem as mãos. As mamas devem ser limpas durante o banho, só com água. É recomendável, antes e depois da amamentação, passar o seu próprio leite nos mamilos.
O bebê deverá abocanhar não só o bico, mas também a maior parte da aréola. Para facilitar, você pode estimular o reflexo de sucção, segurando a mama com a mão em forma de C e roçando o bico no lábio inferior do bebê.
A duração das mamadas é variável, dependendo do ritmo de cada criança - e isto DEVE SER RESPEITADO. Existem bebês que se satisfazem mamando uma mama somente. Outros, irão pedir a outra também.
 

Até o bebê recuperar o peso do nascimento (mais ou menos por volta do décimo dia de vida), o intervalo das mamadas NÃO DEVE ULTRAPASSAR mais de 3 horas. Se ele estiver dormindo, você deve acordá-lo, para que ele não tenha hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue).
Um abraço,
Liliana