Pesquisar este blog

Translate

sábado, 11 de dezembro de 2010

Maternidade é MARAVILHOSO, mas também é RENÚNCIA!

por Rosely Sayão
Psicóloga, Consultora Educacional e colunista da Band News FM




Homens e mulheres acham que é possível ter filhos e manter a mesma vida que tinham antes. Não é!

A MÃE de um garoto com menos de dois anos precisava ou queria ir às compras. Ela não teve dúvidas: estacionou o carro, trancou-o e deixou o filho lá dentro, dormindo em sua cadeirinha.
“Que mãe desnaturada”, certamente muitos pensaram ou disseram. Será?
Esse fato foi apenas mais um do gênero que irá engrossar as estatísticas do fenômeno mundial de esquecimento de crianças no carro.

Por sorte e por intervenção de transeuntes, no caso específico citado acima, a tragédia que costuma acontecer nessas situações não ocorreu.

Muitas crianças, de todas as classes sociais, têm sido abandonadas e/ou esquecidas diariamente. Algumas, inclusive, são esquecidas pelos adultos responsáveis por elas na presença destes.

Na escola, muitas crianças ficam à espera dos pais por mais de uma hora depois de terminado o horário regular. E a instituição escolar, muito solícita com os pais, permanece de portas abertas -às vezes até o início da noite, disponibilizando seu pessoal para ficar com as crianças até que alguém apareça para buscá-las. Algumas escolas acreditam que prestam um tipo de serviço especial aos pais e se permitem, inclusive, cobrar por essas horas extras.

Em casa, muitas crianças ficam abandonadas em frente à televisão ou no jogo de videogame. Aliás, não é pequeno o número de pais que fazem de tudo para que seus filhos permaneçam entretidos com esses aparatos e, dessa maneira, não solicitem de nenhum modo sua presença e intervenção.

Mas há, também, o oposto disso: pais que querem fazer algum programa e, para tanto, carregam junto seus rebentos.

Hoje é comum encontrarmos mães e pais com seus pequenos bebês em shoppings, por exemplo. Ou, então, testemunharmos pais com seus filhos menores jantando às altas horas da madrugada em restaurantes ou em bares de petiscos.

Esses fatos me lembram a pergunta que a mãe de um bebê me fez, pouco tempo atrás. Profissional dedicada e com carreira em desenvolvimento, ela ocupava um alto cargo em uma empresa e um de seus compromissos profissionais era viajar com muita frequência, o que fazia com muito gosto.

Após ter seu filho cuidadosamente planejado e retomar o trabalho, essa profissional deu-se conta de que não poderia mais fazer viagens com tanta frequência e de longa duração. “O que vou colocar no lugar do que perdi, como viver de agora em diante?”, perguntou ela.

A questão dessa mulher é um retrato instantâneo e em branco e preto da maternidade e da paternidade nos dias atuais.

Os valores de nossa cultura levam homens e mulheres a acreditar que é possível ter filhos e ainda manter a mesma vida que tinham antes de tê-los. Não é.

Ter filhos exige algumas renúncias, mesmo que essas sejam temporárias. Não dá para ter e fazer “tudo ao mesmo tempo agora”.
Por sinal, é bom lembrar que essa é uma máxima da juventude e, quando se tem filhos, a juventude deve ceder espaço à maturidade, independentemente da idade cronológica da pessoa. Esse amadurecimento tem sido uma raridade nos dias atuais.

Nem sempre os adultos que decidem ter filhos se dão conta da complexidade dessa decisão, já que alguns dos valores importantes da atualidade apontam para a manutenção da juventude a qualquer custo e para a busca quase desesperada da felicidade.

Filhos não podem ser descartados, e muitos têm sido. Ter filhos leva a pessoa a ter de renunciar, ceder, abdicar. Afinal, não foram as crianças que pediram para nascer, não é verdade?


sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Dieta na Amamentação

Depois de ter o bebê, uma das maiores preocupações da mulher é com a estética. 
Como voltar à velha forma depois de dar à luz? 

Tenham muito cuidado com as promessas de dietas para emagrecer enquanto se está amamentando! Dietas restritivas ou hipocalóricas podem prejudicar a qualidade do leite e consequentemente atrapalhar no desenvolvimento saudável do bebê.

Normalmente aqueles quilinhos que foram acumulados durante a gestação serão perdidos durante a amamentação, já que a energia extra será utlizada para a produção do leite. Os efeitos da amamentação no peso podem ser sentidos logo no início, muito comum em mulheres que não fazem dieta após o parto.

Amamentar, além de gastar muita energia (caloria), libera o hormônio chamado ocitocina, que tem propriedades calmantes que serão essenciais na rotina, muitas vezes intensa, que é cuidar de um recém nascido. Além disso, a ocitocina, que é liberada quando o bebê faz o movimento de sucção do seio , quando está mamando, promove a contração uterina, fazendo com que o seu útero retorne, aos poucos, ao tamanho normal. Por isso, não tenha pressa e não faça nenhum tipo de dieta para emagrecer enquanto estiver amamentando exclusivamente no peito o seu bebê (até os 6 meses). Espere o tempo necessário e em seguida consulte um médico. 

É comum perder até 1Kg de peso corporal por mês após o parto, mesmo sem nenhum tipo de restrição alimentar. Mulheres que perdem mais do que isso estão colocando em risco a qualidade e a quantidade de leite, além da possibilidade de que toxinas como as dioxinas, que ficam armazenadas no tecido adiposo, sejam liberadas no leite e prejudiquem o bebê.

O ideal é que se tenha uma alimentação saudável ao invés de fazer dietas para emagrecer enquanto estiver amamentando.
Comer legumes, verduras, frutas, massas e pães integrais, gordura animal (que é gordura saudável, natural): leite integral, manteiga, queijos, e CORTAR gorduras ruins – as industrializadas - : frituras, margarinas (que veneno!!).

Eu adoro o Pediatra da minha filha, o Dr. Hildebrando Farias! Ele fez a sala de parto da Letícia e é o seu médico até hoje. Quando ele fez a 1ª visita no hospital (maternidade), ele foi me dar as instruções em relação à amamentação, o que comer, etc.
Ele olhou pra mim e disse: “Vamos lá! O que você vai pode comer?” – Durante 1 segundo, eu abaixei a cabeça e pensei: “ Pô, durante a gravidez, restringi algumas coisas pra não ‘enfiar o pé na jaca’ e agora ele vai me dizer que não poderei comer um monte de coisa porque pode dar cólica na Letícia...” Ele olhou pra mim e disse, para a minha felicidade: “Você pode comer TUDO o que você quiser! Tudo o que você gosta!”. “Inclusive chocolate?” – eu perguntei. “Chocolate, TUDO o que quiser!” – ele respondeu. Aí eu perguntei: “E aquele papo que alguns alimentos dão cólica no bebê?”
“MITO!” – ele disse. “O bebê tem cólicas porque algumas vezes ingere ar quando mama, e não por causa da comida. Após cada mamada, coloque a bebê para arrotar, durante uns 15 minutos. Se ela não arrotar, é porque não ingeriu ar e não ficará com gases.”
(o bebê que mama no peito fazendo a pega correta, quase nunca ingere ar!)

Não preciso dizer a vocês o quanto fiquei feliz!

A gente vive num mundo que condena todo tipo de gordura, inclusive as boas! Somos incentivados a consumir alimentos 0% de gordura, light, ... e durante muito tempo minha alimentação foi assim (até o 13º dia de vida da Letícia!)

Quando tive alta do hospital, fiz o teste: comi o que sempre comia – café com leite desnatado, requeijão light, peito de peru light, queijo minas frescal light...
Letícia nunca teve cólica, mas quando fez a 1ª consulta com o Pediatra aos 13 dias de vida, ainda estava com 100g abaixo do peso do nascimento... Fiquei arrasada!
O Dr. Hildebrando perguntou: “Você está comendo de tudo?” Eu respondi: “Sim!”. “O que?” – disse ele? Respondi: “Leite desnatado, peito de peru light, ...” “Não!” – disse ele. “Você precisa comer gordura! Se você fizer uma alimentação light, sua filha tomará leite light. Sua filha vai ganhar peso através do que você come! Você precisa tomar leite integral, queijos, presunto, muita carne. Você voltará com a Letícia  em 1 semana para pesá-la novamente. Ela tem que engordar pelo menos 25g por dia!”
Saí do consultório e meu marido me levou para almoçar numa Churrascaria Rodízio!

A partir daquele dia mudei a minha alimentação: laticínios integrais começaram a fazer parte da minha alimentação.

Volto a dizer: Letícia com cólica ZERO!! Mamava D-I-R-E-T-O!!!

Voltamos em uma semana e ela tinha engordado 350g, o correspondente a 50g por dia – o dobro do que ele queria! O Pediatra VIBROU! E disse: “Não te falei que a gordura faz toda a diferença?

Queridas:
Não pensem que meu colesterol, triglicerídeos aumentaram por causa do leite integral, da manteiga... Meus exames estão completamente normais e minha filha ganhou peso de forma saudável porque eu me alimentei corretamente. Do 2º para o 3º mês a Letícia engordou 2Kg somente no peito (ela NUNCA tomou NAN!!).

Vocês podem pensar: “Ah! Mas os alimentos integrais são muito calóricos! Vou acabar engordando!” Vocês já observaram quantas calorias tem 200ml de leite desnatado? 70!!! 200ml de leite integral tem  somente 114! (tomei como exemplo o leite longa vida Elegê). Vocês acham que por causa de 44 calorias a mais do leite vocês não ficarão em forma?
Gordura natural é saudável sim! Pra vocês e para seus filhos!

Quem amamenta exclusivamente no peito gasta, em média, por dia, 700 calorias (praticamente 2 aulas de spinning!!!). Por isso, não se preocupem com a estética e a perda de peso. Vocês perderão os quilos excedentes, mas não será de um dia para o outro...
O bebê vem em 1º lugar! Pensem nele primeiro e depois em vocês! Até os 6 meses, NADA de dieta e acreditem: mesmo assim, vocês perderão peso!!
 Veja o ganho de peso da Letícia do 1º ao 6º mês (somente leite materno!)

Dicas para emagrecer depois da gestação:
 1ª) CORAGEM! Não use a gravidez como desculpa para relaxar. Aproveite o período da gestação para corrigir-se em relação à alimentação e nutrição. Comer porcarias pode fazer com que você tenha um bebê pequeno para uma mamãe enorme.

2ª) Alimente o seu bebê somente com leite materno. A amamentação exclusiva no peito queima em torno de 700 calorias por dia!
Uma corrida na esteira por 30 minutos queima cerca de 200 calorias. Nada mau perder cerca de 700 enquanto você está somente sentada, não é?
Estudos comprovam que as mães que amamentam seus filhos voltam ao seu peso original mais rapidamente. A amamentação também faz com que o útero contraia mais rapidamente (devido ao hormônio ocitocina) de volta ao seu tamanho pré-gestação.

3ª) Exercite-se! Caminhar é certamente o melhor exercício para as novas mamães! Caminhar expõe você ao sol, ajuda a regular o sono e ajuda a prevenir a depressão pós-parto. Os bebês precisam tomar o solzinho da manhã. Aproveite o banho de sol do seu bebê e faça a caminhada com ele!

4ª) Evite EXCESSO de cafeína (não é proibido! O problema é o excesso!). Muita cafeína não faz bem durante a gravidez e no pós-parto, leva à mamãe a picos de insulina, que fazem o seu nível de açúcar no sangue cair. Quando isso acontece, a maior parte das pessoas sai correndo para comer algo que tenha carboidrato refinado (DOCES!!) para trazer de volta o nível de açúcar no sangue.

 5ª) Seja paciente. Sua barriga ficou distendida por 9 meses! Não espere que em 4 meses ela retorne ao que era antes! Tudo tem o seu tempo! Não espere usar aquela calça jeans favorita de um dia para o outro. Tente não se preocupar tanto com o seu peso. Preocupe-se em cuidar do seu bebê, que é a sua preciosidade.

Um abraço,
Liliana