Pesquisar este blog

Translate

domingo, 25 de abril de 2010

Como e quando mudar alguns hábitos do bebê e da criança? Como responder às perguntas do seu (sua) filho (a) sobre morte e sexo?




Na Revista Veja, de 21 de abril de 2010, foi publicada uma matéria interessante sobre como mudar os hábitos do bebê e da criança. A reportagem nos ensina como e quando fazer.
A matéria vai mais além: nos ensina a responder aos nossos filhos sobre dois assuntos que, muitas das vezes, deixam os pais constrangidos por não saberem como responder: morte e sexo


Acesse os links para ler a matéria: http://veja.abril.com.br/210410/hora-certa-p-124.shtml e http://veja.abril.com.br/210410/perguntas-dificeis-que-criancas-fazem-p-126.shtml




Um abraço,
Liliana

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Amamentando seu bebê na posição correta

Estive recentemente numa feira de Bebê e Gestante com minha filha e minha mãe. Como ainda estou amamentando, precisei usar a sala de amamentação (Sim! Lá existe toda uma estrutura bem montada para as mamães!). Era uma espaço com 8 poltronas de amamentação e, na hora em que eu estava lá, todas elas estavam sendo usadas.
Fiquei muito triste quando reparei que, de 8 mães, apenas eu e mais uma estavam amamentando na posição correta...

Fique atenta e preste muita atenção:
Para amamentar, você deve estar numa posição confortável, com as costas apoiadas, se possível. Traga o bebê até você e não o contrário.
A Posição "Tradicional" é a mais usada e a mais conhecida, mas existem outras posições como a do "Cavalinho" e a "Invertida" (muito boa para amamentar gêmeos) e a "Deitada". Você e o seu bebê é que vão se adaptar à melhor posição. Experimente para ver qual vocês se adaptam com mais facilidade.
Para todas as posições a regra é sempre a mesma:  
A posição correta do bebê é quando a sua barriguinha está coladinha com a barriga da mamãe (barriga com barriga), a boca do bebê deve estar SEMPRE de frente para o seio e a cabeça deve estar alinhada com o corpo.
Não precisa ter medo de encostar a sua barriga no coto umbilical. Não irá machucar o bebê e ele não vai cair!

Observe as fotos das campanhas de aleitamento materno: Dira Paes, Vanessa Lóes, Claudia Leitte e Camilla Pitanga, antenadíssimas e orientadíssimas,  fazem a posição correta (Posição Tradicional)




































Agora preste atenção COMO NÃO FAZER:
Posição errada, feita por muita gente: o bebê mamando de barriga pra cima.
Observe as fotos a seguir:












O bebê desalinhado e com a cabeça virada para o lado fica desconfortável, não faz uma boa pega do seio, engole mais ar durante a mamada, o que faz com que ele tenha muita cólica. Além disso, tem dificuldade de deglutir o leite.
Estudos comprovam que o bebê que mama na posição correta, quase não tem cólicas (olha que coisa maravilhosa)! Ele dorme melhor e você também!
Além disso, fica bem mais acomodado e se sente mais seguro, porque há uma maior parte do seu corpo em contato com a mãe.

Amamentar é um ato de amor! Amamente seu filho corretamente. É bom para ele e bom pra você! 

Um abraço,
Liliana